sexta-feira, 4 de abril de 2008

Urnas eletrônicas terão Linux e biometria em 2008

Urnas eletrônicas terão Linux e biometria em 2008


Ministro inaugura fase de especificação e desenvolvimento de programas para as eleições municipais deste ano


As eleições municipais de 2008 terão mudanças na tecnologia utilizada pelo sistema de votação eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a substituição do sistema operacional VirtuOS e Windows CE por Linux, para as 430 mil urnas eletrônicas.

Além disso, o sistema eleitoral começa a testar o uso de biometria. Os eleitores dos municípios de Fátima do Sul (MS), Colorado D’Oeste (RO) e São João Batista (SC) serão identificados por impressão digital dos dez dedos das mãos e fotografia. O objetivo é disseminar o projeto para todo o País.

Nesta sexta-feira, 04 de abril, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, abre a cerimônia de acompanhamento das fases de especificação e desenvolvimento dos sistemas para as eleições deste ano.


por IT Web
04/04/2008
Fonte: ITWeb

Nagios - Sistema de monitoramento de hardware online

[em breve]
Estou preparando material conciso para falar sobre esse software.

"Aproveite para visitar as postagens listadas acima!!!!"
" Tem bastante coisa interessante!"

Squid - Servidor Proxy

Proxy SQUID.
Um dos mais usados servidores de proxy da web.
Ele permite gerenciar o compartilhamento de internet em um rede, ele nos permite:

Controlar o acesso de usuário a internet com autenticação ou não.
# Definir os tipos de arquivos que poderão trafegar entre a rede e a internet.
# Bloquear sites por url ou conteúdo.
# Definir vários perfis para usuários diferentes.

Ele controla apenas a navegação. O controle de msn, icq, emule e outros programas pode ser feitos via iptables (que estará em outra postagem).

Para obter o Squid gratuitamente pode ser utilizado o link:

http://www.squid-cache.org/Download/

Ele pode trabalhar em conjunto com outros programas para oferecer algumas facilidades, tais como:
   Sarg: Que permite a elaboração de relatórios sobre os acessos, onde pode aparecer os sites navegados por cada usuário ou máquina, o tempo de permanência em cada site e vários outros detalhes sobre a navegação de cada usuário.

   MySAR: Faz o mesmo que o sarg só que de forma diferenciada, ele utiliza-se do MySql para adminstrar as informações dos logs, o que deve ser bem mais eficiente. (ainda não testei)
Esse pode ser encontrado no link http://giannis.stoilis.gr/software/mysar


Em breve nesse blog estarão alguns arquivos para download sobre a configuração do squid em português, estou trabalhando para conseguir um servidor free e separando os arquivos úteis.

DICA MUITO ÚTIL:
   Em minha primeira instalação comercial de um Squid no slackware me deparei com um problema, no mínimo, estranho, o serviço subia e dentro de alguns segundos caía. Pesquisei muito sobre o assunto e ví que outras pessoas tiveram esse problema mas ninguém postava a solução para ele e então fui ligando as situações que apareciam nas postagens e extraindo o que era comum na maioria e cheguei a conclusão de que era um problema de permissão de arquivos e usuários então fui testando para tentar encontrar onde estava o erro e parou de cair no momento que dei permissão 777 para a pasta /var/squid, depois de ter executado o squid com a opção "-z", que faz ele criar os arquivos de cache. Claro que o ideal não é isso, pq, por motivos de segurança, não é aconselhável dar permissão 777 para pastas de programas, mas serviu para o momento, mas vou continuar pesquisando uma solução definitiva e segura para esse problema.
   Então o comando para efetuar essa atribuição é:

"chmod 777 /var/squid -R"

   Mas não se esqueçam que essa é uma solução paliativa, aguardem a postagem de uma solução definitiva para breve.

[em edição]


"Aproveite para visitar as postagens listadas acima!!!!"
" Tem bastante coisa interessante!"