domingo, 26 de julho de 2009

Apagar dados realmente!!

Temos sempre que ter  muito cuidado com os nossos dados, sejam pessoais ou da empresa que trabalhamos. Existem casos que a empresa faz doações de computadores que não são mais úteis à ela para projetos sociais.  Mas esse ato de cidadania acaba gerando grandes problemas para a empresa, pois esses computadores possuem dados em seus HD's que foram formatados pelos métodos  tradicionais.

Essa é apenas uma das muitas formas que um hd pode ir para mãos erradas, nas mãos de pessoas que tem conhecimento e ferramentas para recuperar dados de HD's que foram "apenas formatados".

Para evitar isso, no linux tem pelo menos 02 comandos que nos permitem apagar definitivamente os dados, dificultando muito a recuperação. Claro que não vou dizer aqui que a recuperação se torna impossível, pois a todo momento surgem novidades nessa área, mas não sei nenhuma forma de recuperar dados apagados por esses métodos, se alguém souber me avisa.

O primeiro comando é o "dd"

As funções desse comando vão muito além de apagar, ele é usado para clonar partições ou HD's completos, mas isso é assunto para outro post, vale a pena dar uma olhada em seu man page.

Para apagar um hd devemos sequir os seguintes passos:

  1. Desplugar qualquer HD que você queira preservar;
  2. Bootar o sistema por um live cd.  (aconselho isso para evitar apagar dispositivo errado);
  3. Logar-se como root;
  4. Usar o comando "dd if=/dev/urandom of=/dev/hdxx   bs=1024".

Onde:

  • "hdxx": Deve ser substituído pelo dispositivo que você quer apagar.
  • "urandom": É um dispositivo especial que gera dados aleatórios. Utilizando o dispositivo urandom permite que os dados gravados sejam aleatórios, dificultando ainda mais a recuperação.

Observações:

  • Esse comando é muito demorado, aconselho colocar o computador pra fazer o trabalho e deixá-lo trabalhando a noite toda, até que o prompt seja devolvido.
  • Ele não mostra nenhuma saída enquanto trabalha, por isso fica difícil saber se ele está realmente sendo executado ou se o computador travou, isso é o mais chato.
  • Repetindo, ele é muuuiiiito demorado.

O segundo comando é o shred.

A função original desse comando é mais próxima do que vamos fazer, em seu man page diz que é para sobrescrever arquivos ou apagá-los.

Para usá-lo siga os passos do comando "dd" até o de número 3 e em seguida, o comando:

     shred -n 1 -z /dev/hdx

Onde

  • "-n 3" determina o número de regravações que será utilizado, o padrão é 25. Eu só colocaria um valor alto aqui se minha vida dependesse desses dados, pois em um HD de 250GB em um semprom 1.8Ghz, o tempo gasto para fazer uma única gravação foi de 16 horas.
  • "-z" determina que a última regravação será feita por zeros.
  • "/dev/hdx" deve ser substituído pelo dispositivo que será apagado.

Observações:

  • Esse comando também é muito demorado, aconselho colocar o computador pra fazer o trabalho e deixá-lo trabalhando a noite toda, até que o prompt seja devolvido. (sim, instrução repetida)
  • A vantagem dele sobre o "dd" é que ele nos motra status de andamento, o que facilita bastante na hora de saber se ele está funcionando ainda.

Não se esqueça de tomar os devidos cuidados para não apagar dispositivos errados, pois a recuperação, como já foi dito, é "quase" impossível recuperar.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Novo sistema de pacote usado no slackware.

"Pacotes .txz"

Quem usa o slackware 12.x e tenta atualizar ou instalar algum pacote a partir da versão current tem uma surpresa inconveniente, não consegue instalar pois a extensão dos pacotes passou a ser .txz.
Para contornar esse problema devemos atualizar o instalador, o pkgtool, os arquivos a serem atualizados são:

* Primeiramente, verifique se a sua Glibc é 2.6 ou superior, senão, atualize-a primeiramente com o upgradepkg, o tar utiliza-se dela para alguns comandos.

Depois atualize os programas:
tar
pkgtools
xz e
file-5.00 (esse possui a extensão .txz)

Acesse o site de sua preferência que contenha os pacotes current, vá a pasta "a", baixe esses arquivos e os instale nessa sequência, pois o "file-5.00" já está em formato .txz por isso deve ser o último a ser instalado.
A partir de agora os arquivos .txz já poderão ser instalados perfeitamente.