quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reconhecer seu dispositivo USB automaticamente em um ponto de montagem específico

Tenho 02 Hd's e só uma case, até aí tudo bem porque pretendo utilizar só um deles por vez mesmo.
Mas o problema é que uso esses hds no servidor que tenho em minha casa e compartilho o conteúdo dos hd's na rede interna pelo samba e queria que o próprio sistema reconhecesse o hd que está conectado em determinado momento, já que não seria muito prático eu criar uma pasta, "hdexterno" por exemplo, e montar ele manualmente cada vez que eu ligasse a case e, pior, se eu conectasse um pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento usb ele irá reconhecê-lo como /dev/sdbx e isso iria para meu ponto de montagem ligado a /dev/sdb. Então resolvi fazer o seguinte:

Criei em /mnt os diretórios ("pontos de montagem") filmes e backup e os compartilhei pelo samba:

COMO FAZER:

Primeiramente entenda que cada partição possui um número único chamado UUID, para ver esse número use o comando blkid como root. Você verá os UUID de cada partição.

1:  Use o comando blkid;

2:  edite o arquivo /etc/fstab e inclua as linhas:
          UUID=1234-5FD6 /mnt/filmes vfat auto,users,suid,exec,umask=0000,iocharset=utf8 0 0
          UUID=7891-0FD1 /mnt/backup ntfs-3g auto,users,suid,exec,umask=0000,iocharset=utf8 0 0
     Onde 1234-5FD6 e 7891-0FD1 são os UUID's dos dispositivos que vc quer montar. Não vou entrar em detalhes sobre os parâmetros do fstab, pq isso é para outro post, então pesquise um pouco sobre isso.

3: Crie o arquivo /etc/udev/rules.d/01-montameuhd.rules
          vim /etc/udev/rules.d/01-montameuhd.rules
     Com esse conteúdo:
               ACTION=="add", SUBSYSTEMS=="usb", KERNEL=="[sh]d[a-z]", RUN+="/bin/mount -a"

Pronto, sempre que você plugar o dispositivo 1234-5FD6 ele será montado em /mnt/filmes e quando você plugar o dispositivo 7891-0Fd1 ele será montado em /mnt/backup

Para outros dispositivos e pontos de montagem basta fazer as alterações no /etc/fstab, você pode adicionar várias linhas nesse arquivo e o sistema só montará quando o dispositivo quando o mesmo estiver plugado

Observação: Essa linha do udev funciona muito bem quando se usa um só comando, mas se quiser usar mais de um ou um comando que tenha execução demorada, crie um script e coloque o caminho dele na diretiva RUN.
Dica: Isso pode ser usando em scripts de backup, onde ele será executado quando você plugar o hd de backup, montando o dispositivo, executando o backup e desmontando o dispositivo.



domingo, 17 de abril de 2011

dcfldd - Um bom substituto do dd

Esse post é mais uma dica de que um artigo.
Sempre que quero clonar discos ou partições eu usava o comando "dd" nativo do linux, mas ele é pouco didático, já que não mostra andamento da cópia e a gente tem que ficar monitorando em outro terminal para ter noção de como anda a cópia e se não travou.
Para solucionar isso, achei um programa interessante:

dcfldd = "Department of Defense Computer Forensics Lab" dd

Que pode ser instalado diretamente pelo "apt-get install dcfldd" no Debian ou baixado em http://dcfldd.sourceforge.net/ e instalado conforme sua própria distro.

Ele trabalha com os mesmos parâmetros do "dd".
Mais informações, no site do próprio desenvolvedor.

Super Manual do Samba

Gosto de escrever artigos que resolvam problemas técnicos e não de "reinventar a roda", e nesse caso, acabei de achar um ótimo material livre sobre samba, então o link abaixo leva a esse material e se você olhar direitinho vai ver que lá tem muito mais do que só samba.
Então, colegas "sambistas", divirtam-se!!!

http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Avançado/SAMBA

Bons estudos.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Invasão de privacidade em empresas.

     Saudações.
    Como Administrador de Redes Freelancer, todos os dias aparecem clientes corporativos que querem monitorar o que seus funcionários falam no msn e eu faço a instalação dos programas que permitem isso.

     Não vou me apegar a legislação agora, mas sim à lógica e ética.
     Numa empresa existem vários equipamentos que são de propriedade da empresa e são disponibilizados aos funcionários ou colaboradores e a empresa fiscaliza totalmente o seu uso, por exemplo:
     Uma transportadora possui um caminhão de 1 milhão de reais e instala nesse caminhão um GPS e uma câmera que filma a cabine o tempo todo e envia as imagens em tempo real diretamente para uma central na empresa. Isso é invasão de privacidade????
     Não, claro que não é, pois o motorista está ciente de que ele está sendo filmado o tempo todo e o direito à privacidade dele acaba quando começa o direito da empresa em administrar seus próprios bens e o caminhão é uma "extensão" das dependências da empresa. 
     Dessa forma, porquê o uso dos computadores da empresa não seguiria as mesmas regras?
     Algumas pessoas dizem: "Ahh, mas eu tenho meus amigos em meu msn e não quero que meu chefe saiba o que eu converso com ele!!!!"  e eu repondo "Ahhhh, então use seu msn particular em casa, pq na empresa é lugar de trabalho e não de bater papo com os amigos!!!"
     Muitas empresas até permitem que o funcionário crie logins de msn com o e-mail da própria empresa para que usem profissionalmente e nos computadores da empresa.
     Imagine, por exemplo, uma empresa jornalística que acaba de receber um furo de reportagem, daqueles que abalam a opinião pública e um dos funcionários passe essa informação para um amigo que trabalha no concorrente ou para qualquer outro interessado!!!
      O princípio básico nesse assunto segue a seguinte ética: 
     "Os funcionários devem SEMPRE, ser comunicados por escrito e assinarem um termo, que pode ser coletivo, de que estão cientes do fato de estarem sendo monitorados o tempo todo, para que futuramente não venham processar a empresa alegando "invasão de privacidade". Eu  costumo recomendar aos empresários que fixem em locais visíveis avisos sobre o monitoramento. No começo isso gera um pouco de desconforto, mas logo os funcionários se acostumam e passam a achar isso normal.
     Eu exijo que os funcionários sejam cientificados do monitoramento antes de iniciar o serviço. Chamo isso de ética e já perdi serviços por isso, mas prefiro perder uns trocados a ser desonesto.

     Premissa: Cada um tem direito a privacidade em seu ambiente privado.

     Então, colegas administradores de rede ou empresas, respeitem a privacidade de seus funcionários mas exijam que eles respeitem os bens da emprea!!!!

Ps. Peço desculpas pela forma como esse texto está elaborado, não está muito didático, mas é que o assunto é muuuito extenso e não dá pra abordar tudo aqui.

Repositório de drivers para impressora Samsung

Se você tem uma impressora ou multifuncional samsung já deve ter percebido que a Samsung parece estar abandonando os usuários Linux, eles disponibilizavam drivers para vários produtos, eu mesmo já elogiei isso e recomendei multifuncionais samsung em listas de discussão, mas até mesmo alguns drivers que já existem eles retiraram da área de download do site oficial.
A alguns dias precisei instalar minha multifuncional Samsung SCX-4200 em um servidor com Debian Squeeze para compartilhar com meu desk e meu note e foi aí que começou a saga: Os drivers que estavam no cd da impressora não funcionaram corretamente e eu teria que compilar um fonte que existe no cdrom, então correria o risco de não conseguir desinstalar futuramente devido a inconsistência do pacote, então acessei o site da samsung e não existiam mais drivers para download.
Garimpando achei esse site para configurar com repositório para o Debian:


Então fica aqui um post que é mais uma dica de que qualquer outra coisa.

Lembrando que não fiz qualquer teste de segurança nesses arquivos, apenas instalei e está funcionando bem.