domingo, 26 de agosto de 2012

Prevenindo fork-bomb

Primeiramente:
O que é um fork-bomb??
É uma forma de fazer sistemas operacionais travarem por colocar uma função em loop "eterno" e, muitas vezes, isso pode ser feito com usuário comum.

Não vou colocar aqui nenhum dessas formas para "não dar armas aos inimigos" mas sei que quem quiser vai conseguir essa informação.
Para prevenir esse tipo de problema no linux devemos alterar os arquivos:
 /etc/pam.d/login descomentando ou adicionando a linha:
"session    required   pam_limits.so"

/etc/security/limits.conf adicionando ou descomentando a linha:

"*               hard    nproc             100"

* Ambas sem as aspas, claro.

Isso fará com que os usuários possam executar no máximo 100 processos ao mesmo tempo e dessa forma evitando o loop citado anteriormente.
Deve-se sempre se lembrar dessa alteração pois caso comecem ocorrer alguns problemas de alguns usuários não conseguirem executar certas funções isso pode ser por causa desse limite.


domingo, 5 de agosto de 2012

Utilizar USB em máquina virtual Virtualbox

     Nem sempre é possível utilizar os dispositivos USB sem efetuar alguns ajustes. No Debian ocorrem alguns problemas e um deles é a disponibilidade dos drivers USB do Virtualbox para os usuários então é necessário fazer algumas alterações:

1- No arquivo  /etc/udev/rules.d/10-vboxdrv.rules devemos mudar as permissões dadas aos dispositivos USB compartilhados com a máquina convidada, para isso devemos alterar a diretiva MODE de "0600" para "0666" na linha de configuração do "kernel". 
A linha estará assim:

KERNEL=="vboxdrv", NAME="vboxdrv", OWNER="root", GROUP="root", MODE="0600"

E deverá ficar assim:

KERNEL=="vboxdrv", NAME="vboxdrv", OWNER="root", GROUP="root", MODE="0666"

2-   Devemos também efetuar uma alteração no arquivo /etc/group:
    Nele temos a linha "vboxusers:x:121:" e devemos adicionar o nome dos usuários que utilizarão o Virtualbox ao final dela, ficando assim:

vboxusers:x:121:usuario1,usuario

Após efetuar essas alterações, como qualquer outra alteração no arquivo /etc/group, temos que reiniciar a sessão do usuário que queremos que utilize o Virtualbox.


Nesse caso o cenário é Host com Linux Debian Squeeze e Guest com Windows 7.

Ps. A adição do usuário ao grupo vboxusers pode ser feita também por linha de comando ao invés de editar o arquivo /etc/group.