sábado, 26 de dezembro de 2009

Recuperar partições ReiserFS

Ahhhh, apaguei a partição!!!!

É foi isso que me aconteceu hoje, acabei apagando uma partição que possuia arquivos que eu não teria como conseguir novamente, arquivos pessoais, relatórios dentre outros. Quase me desesperei, mas me lembrei que sou bom nisso, rsrsrsrs, recuperar desastres. (modesto, não?rsrsrs)

Percebi então que eu não possuia nada pronto para recuperar dados em uma partição ReiserFs, então iniciei minhas pesquisas, com um pouquinho aqui e outro ali, descobre uma sequência de comandos que funcionou como mágica.

Os comandos são:

reiserfsck --check /dev/hda3
* Para fazer uma checagem de defeitos, pois não deve haver defeitos para o sucesso da recuperação.

reiserfsck --fix-fixable /dev/hda3
* Se houver erros, então os corrigimos.

reiserfsck --rebuild-tree --scan-whole-partition /dev/hda3
 * E finalmente a recuperação.

Pareceu mágico, melhor que o antigo "unformat" do DOS, pois os arquivos foram totalmente recuperados.

Claro que tem algumas perguntas que serão feitas no decorrer dos comandos, mas aí vai de cada caso, então, "aqui está a vara e a ceva, pescar é com cada um"

Nenhum comentário: