quarta-feira, 26 de outubro de 2011

IPv6 - Novo protocolo ou implementação???

Acabei de fazer um curso sobre IPv6 e achei importante compartilhar isso aqui no blog.
A internet se baseia no IP (Internet Protocol), esse protocolo define a forma como as informações vão de um ponto ao outro na internet.
Antes de falarmos sobre IPv6 especificamente temos que entender alguns conceitos sobre rede.

REDE = É um grupo de computadores conectados entre si através de um meio físico compartilhando informações
PACOTES = As informações trafegam pela internet em formato de pacotes.
     Podemos comparar esses pacotes a correspondências enviadas pelos Correios. Quando enviamos uma correspondência temos que colocar na embalagem (pacote) os dados referentes a destinatário, remetente, se já foi paga, se será paga no destino e vários outras informações que são escritas na parte externa da correspondência. Imaginemos a seguinte situação: Eu tenho que enviar um manequim de loja mas tenho que usar caixas pequenas para isso já que os correios (hipotéticamente) não permitem caixas grandes então terei que dividir o manequim em pedaços pequenos e enviá-lo parte por parte, mas por exigência do meu cliente eu tenho que enviar as partes seqüencialmente para ser montado na ordem de chegada, em cada pacote terei que colocar todos os dados de envio e ainda terei que usar o serviço de AR (Aviso de Recebimento) dos correios que confirma o recebimento de cada pacote no destino para que só então eu possa enviar o próximo. É exatamente isso que ocorre na transmissão de informações pela internet ou por uma rede qualquer.
PROTOCOLO = É uma ou mais regras que definem como a informação deve ser organizada.
     Em nosso exemplo de correio temos um protocolo que determina que os dados de remetente e destinatário devem estar separados, se possível em lados opostos e a sequência deve ser:
                    Remetente:                                                    Destinatário:
                    Endereço:                                                     Endereço:
                    CEP:                                                            CEP:

     Na internet o protocolo mais usado é o IP (Internet Protocol) que tem seu cabeçalho mostrado abaixo em suas duas versões:

     Cada pacote é enviado pela internet precedido por um cabeçalho nesse formato.
     IP (Internet Protocol) = Quando falamos em IP, na maioria dos casos pensamos em um número como 192.168.0.1 ou 200.267.139.25, mas IP é muuuito mais do que isso esse número, voltando ao nosso exemplo dos correios, seria apenas o CEP que guarda muita informação por trás dele e é aí que vem o problemas em mudar esse número.
     No início da internet, por volta de 1969, não se tinha a menor idéia de que ela poderia chegar perto do que é hoje, foi uma rede criada para fins militares nos EUA e a identificação IP era formada por um número de 4 octetos sendo cada um com 3 dígitos que permitiria ao Governo Americano interligar até 4.294.967.296 computadores, isso era um número pensado inalcançável, mas na década de 80 resolveu-se usar essa infraestrutura para interligar outras redes que a princípio foram Universitárias e depois Comerciais.
      Tá, mais detalhes sobre essa história é fácil achar na internet pesquisando sobre "início da internet" ou "arpanet", então vou me ater aqui aos IPv6.

     No início da década de 90 já se percebeu que a internet iria crescer muito e que os números de IP's não seriam suficiente para todos e já que teriam que mexer no protocolo deveriam implementar mais do que somente os números eu que seria um bom momento para reavaliar a estrutura desse protocolo. Então começaram os estudos para essa mudança e foi criado o IPv6.
     Enquanto se desenvolvia o IPv6 foram criadas soluções paliativas que só retardam o esgotamento de números, e cada uma possuía um "porém" que a inviabilizava a longo prazo.
     Então, em 1998, nasceu o IPv6 e sua certidão de nascimento é a norma RFC 2460.
     De lá para cá vem sendo sendo implementadas formas de substituir o IPv4 pelo IPv6 mas isso não é nada fácil já que se tudo fosse parado de uma única vez para isso seria o caos social total. Ou você acha que conseguiria viver um único dia sem o uso da internet?
     

Nenhum comentário: