quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mudar o local do diretório "/home"

Uma grande dor de cabeça é quando nossa home está quase lotando e não sabemos o que fazer para fazer com que ela passe a ser montada no hd novo que acabamos de comprar.
Não é tão difícil, "o detalhe são os detalhes". rsrs
Passo-a-passo:
1º Adicione e prepare seu novo hd. Não vou detalhar aqui pois "cada caso é um caso" e você pode querer usar ele não só como home. Vou assumir, para questões didáticas, que a partição que você deseja colocar a home é /dev/sdb1.

2º Inicie seu computador normalmente;
3º Altere a linha do arquivo /etc/inittab
          id:2:initdefault:
     Para
          id:1:initdefault:
          * Essa é a configuração para o Debian, em outras distros isso pode ser diferente, leia as linhas dentro do próprio /etc/inittab
4º Reinicie o computador. Essa operação é necessária para que o sistema não grave nada na home depois que você fizer a cópia.
5º No boot vai ser solicitado que você coloque a senha de root ou digite Ctrl+D, digite a senha, claro. Agora você já estará no prompt como root.
     
6º Crie um ponto de montagem que será usado temporariamente;
     "mkdir /mnt/hd2"
7º Monte o novo hd nesse ponto;
      "mount -t auto /dev/sdb1 /mnt/hd2"
8º copie todos os arquivos da pasta /home para esse novo ponto de montagem.
      "cp -Rp /home/* /mnt/hd2"
       * aqui é que estão os detalhes, as opções -r e -p: 
          -p Preserva o original proprietário, grupo, permissões (incluindo os bits setuid e setgid), tempo da última modificação e o tempo do último acesso. No caso da de duplicação do proprietário ou grupo falhar, os bits setuid e setgid serão zerados. (Note que mais tarde a origem e a cópia deverão ter diferentes tempo de último acesso, desde que a operação de cópia é um acesso no arquivo origem.
          -R Copia diretórios de forma recursiva, e faz algo incerto quando outros objetos a não ser arquivos ordinários ou diretóriso são encontrados. (Assim, a cópia de um FIFO ou arquivo especial é um FIFO ou um arquivo especial.)
                                           Fonte: Man Page do comando cp.

9º Altere seu arquivo /etc/fstab.
     Se sua partição /home anterior estava dentro da partição raíz você terá que adicionar uma linha a mais nesse arquivo, se não você poderar apenas alterar a linha existente.
     Esse é um exemplo de linha a ser adicionada:
                         UUID=db9ecb8e-7c9b-405f-b7eb-360cd6980696 /home ext4 defaults 0 2
     O Debian se refere ao dispositivo utilizando o UUID dele, esse é um número que identifica unicamente cada dispositivo, dessa forma, mesmo que você inverta a posição dos hd's no seu hard, ele sempre montará conforme definido. Para achar o UUID de seus dispositivos utilize o comando blkid.

10º Use o comando "mount -a" para testar a montagem e verifique se não há nada de errado, se der algum erro refaça esse passo.


11º Com tudo pronto, reinicie o computador, agora com sua nova /home.

Nenhum comentário: