Um dos momentos mais importantes no trabalho com máquinas virtuais é a transformação das máquinas físicas para virtuais.
Normalmente encontramos na internet milhares de tutoriais de "como instalar KVM" e "criar máquinas virtuais novas". Porém, quando pouco se acha sobre administrar um servidor já em uso.
Nas instruções a seguir vou considerar que o servidor KVM já está em uso e queremos transferir uma máquina física para uma virtual nesse servidor.
Primeiramente observe se existe espaço em disco suficiente para essa operação pois o HD da máquina física será copiado integralmente.
Para essa ação utilizaremos os programas virt-v2v e virt-p2v no sistema operacional CentOS 6.5.
Nada será feito no Sistema Operacional da máquina física a ser virtualizada. A única ação nessa máquina será desligá-la e inicializar com cd-rom.
Então, vamos ao trabalho...
No Hospedeiro:
1- Instale os programas
# yum install virt-v2v virt-p2v
A instalação irá baixar o arquivo virt-p2v-09.1-2.20130730.1.el6.centos.iso na pasta /usr/share/virt-p2v. Claro que esse nome pode mudar conforme a versão do programa.
Grave um cd com essa imagem.
Edite o arquivo /etc/virt-v2v.conf adicionando as seguintes linhas dentro da tag virt-v2v, ou seja, antes de "
":default
* Para agilizar esse tutorial, preenchi os campos nesse exemplo com dados sem nenhuma regra específica, mas se você pretende importar várias máquinas pode analisar os dados e preencher conforme sua necessidade, senão poderá alterar diretamente na máquina após a importação
Na máquina física:
1- Inicialize com o CD-Rom gravado no passo anterior;
2- Caso não haja servidor DHCP em sua rede, será mostrada uma tela para configuração de rede, configure a rede na mesma rede do Hospedeiro.
3- Será solicitado então:
---- Nome do host: Que você deve preencher com o IP do Hospedeiro;
---- Usuário: Nesse caso o campo já vem preenchido com o "root". É o root do hospedeiro;
---- Senha: É a senha do usuário root no Hospedeiro;
Então é só escolher as informações inerentes a sua máquina física e iniciar a operação.
Em um disco de 500GB o tempo da conversão foi de aproximadamente 5 horas, mas isso varia conforme a qualidade dos discos e das conexões de rede envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário