segunda-feira, 31 de março de 2008

Por quê Linux???

Resposta a algumas pessoas que me perguntam porquê optei por aprender Linux e “abandonar” o Windows.

Quando conheci o Linux em 1996 ele era só mais um software que prometia alguns milagres, entre eles o de ser sempre gratuito e ainda era bem difícil de lidar (“acho que isso é o que mais me interessou!”) então comecei a estudá-lo um pouco mais e vi que poderia me garantir várias vantagens em relação ao Windows, dentre elas o fato de não possuir vírus e melhor sistema de segurança, então vou falar um pouco sobre essas vantagens:


Segurança (vírus, invasões e outros riscos):

Não acredito que essa situação de “não existir vírus” se perdure por muito tempo, mas a ação de um vírus em Linux é bem limitada. Claro que isso depende de alguns cuidados dos usuários também, já que essa dificuldade se deve ao fato de que para instalar ou alterar algum programa é necessário o acesso como super usuário (root), o que um programa mal intencionado poderia exigir para se instalar e o Administrador digitaria a senha de root e o programa a roubaria e poderia usá-la com facilidade. Claro que em termos de vírus, como conhecemos hoje, isso é um pouco complicado de se fazer, então as pessoas não se dedicam tanto a isso.

O mesmo deve ser considerado em quase tudo que se fala em segurança.

Ou seja, o mais importante sempre será o cuidado que o usuário toma com seu equipamento.

Já no windows o usuário não tem essa obrigação, ele tem que deixar tudo por conta de programas que cuidem do computador pra ele. Mas a microsoft tem evoluído nesse ponto e seguido alguns exemplos do Linux.


Portabilidade:

Uma das coisas que mais me atraiu no Linux foi a facilidade de porta-lo para os equipamentos antigos, eu poderia utilizar um velho k6 para rodar o Linux. Claro que isso me traria algumas restrições mas pelo menos era possível, o que com o windows não dá.

Já quando falamos em servidores, a forma modular do Linux trabalhar ajuda muito, já que não precisamos instalar um monte de coisas em um computador só para compartilhar internet e outros trabalhos simples, posso fazer isso com o equipamento que eu tiver. No Linux só instalamos o que vamos, realmente, utilizar. No windows precisamos instalar tudo e usar aquilo que quiser-mos.

Software Livre:

O fato de ser livre facilita bastante, já que nos permite adquirir computadores com até 40% de economia e, melhor, poderemos utilizar esse computador sem utilizar software pirata. Claro que ainda existem algumas limitações.

A alguns anos a desculpa para não se utilizar o Linux era a falta de programas para ele, mas hoje as coisas mudaram, eu creio que a dificuldade agora é o excesso de programas para ele. Hoje temos muitos softwares livres para usar com Linux e temos também bons softwares pagos.

Como programador, não gosto muito da idéia de fazer um programa e não cobrar por isso, mas muitas empresas mantém seus programas com doações e subsídios governamentais o que permite aos programadores que continuem se sustentando de criação de software.

Dificilmente você irá encontrar um software de Administração de Escritório, ou de Cadastro de Clientes gratuitos, mas o Sistema de Bando de Dados utilizados por esses softwares são gratuitos, o que reduz bastante o investimento final.

Temos programas como Suite de Escritório, Navegadores, Editores de imagens, Gerenciadores de Bancos de dados e vários outros que são gratuitos porque não dependem de venda direta e são direcionados a usuários dos mais diversos perfis.


Customização:
A possibilidade de poder instalar só o que vou precisar também me facinou.
Imagine um supermercado com vários terminais de recebimento ("caixa") onde, com o sistema Windows, seria necessário a instalação completa do Sistema Operacional em cada máquina e tendo que seguir as recomendações do produtor do Sistema para a configuração do hardware, que normalmente não é simples, para usar apenas o programa de recebimento sendo que, normalmente, esses programas são "leves".
Com o Linux poderíamos instalar apenas o básico do sistema operacional e seria utilizado o equipamento suficiente para executar o programa, pois o sistema operacional utilizaria o mínimo de hardware. Isso geraria uma redução considerável de custos em Hardware e ainda em Software, já que com o Windows seria necessário pagar uma licença para cada terminal e no linux não há essa oneração.

Desafio:
Alguns amigos dizem que, em relação a informática, sou masoquista pois sempre facinei-me por aquilo que é difícil.
Foi assim que, aos 14 anos, vi um livro de Cobol de um primo (Rinaldo) e me apaixonei por programação e com o Linux foi a mesma coisa quando um amigo (Osvaldo) me apresentou o Linux, passamos 2 noites instalando em um pentium 100, isso acendeu em mim uma curiosidade e vontade de desvendar esse novo (na época) Sistema.

Ideologia:
A idéia de Software Livre chega a ser, para alguns, extremamente revolucionária e até inconcebível.
No principio o que me chamou a atenção foi o fato de poder utilizar programas sem precisar pagar por eles, mas quando comecei a avaliar essa situação vi que havia uma questão: "Quem criaria um programa sem receber por isso?, pois só quem programa sabe o trabalho que dá para fazer um programa confiável", estudando essa questão é que consegui entender como isso ocorreria.
Então entendi que livre mesmo seria as ferramentas para gerar programas que poderiam gerar renda e os programas de uso amplo e que esses programas não seriam criados por 01 grupo específico de programadores mas sim por toda uma comunidade disposta a colaborar com o crescimento tecnológico. E, dessa forma, teríamos programas como Suites de Desenvolvimento (Eclipse, BlueFish), Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (MySql ou PostgreSQL), Suites de Escritório (Oppen Office ou BrOffice), dentre vários outros tipos de programas. Até algumas empresas produzem Software Livre que, muitas vezes, são criados para uso interno e posteriormente liberado para o público, e a empresa ganha popularidade com isso o que acaba gerando lucros em outras áreas.



quinta-feira, 27 de março de 2008

Trajetória Profissional em informática:

Em 1989
Iniciei meu primeiro curso de informática em uma escola chamada DMM-Informática em Votuporanga, lá tive os meus primeiros contatos com linguagens de programação, no caso, Basic. Foi paixão a primeira vista.

Em 1994
Me formei como Técnico em Processamento de dados em nível de 2º grau pelo Colégio comercial de Votuporanga.
Nesse curso conheci a linguagem Clipper, foi minha segunda paixão, então percebi que era apaixonado por programação.

Em 1995
Fui para São José do Rio Preto onde, depois de alguns tropeços, comecei a dar aula na Microline, foi a minha melhor experiência profissional, tanto na quantidade de coisas que aprendi como nas amizades que fiz.
Durante essa época também fazia programação, assistência em hardware e estudava muito com os amigos que trabalhavam nessa escola.
Ainda em São José do Rio Preto, trabalhei nas escolas ìcone Byte, World System e DataFox.
E paralelamente as aulas dava assistência em hardware e software para algumas empresas. E fui apresentado ao Sistema Operacional Linux.

Em 1998
Fui trabalhar na Penitenciária de Riolândia, onde administrava todo o sistema de informática, que iniciou com 01 único computador (486sx) que eu consegui emprestado da Prefeitura Municipal, trabalhamos por quase 06 meses com esse único computador na Penitenciária. Com o tempo foram chegando os computadores e eu montava, instalava e dava manutenção em todos, fazendo tudo que podia para mantê-los funcionando com o mínimo de gastos. Algumas vezes eu chegava a trabalhar até as 22h para garantir que tudo funcionasse corretamente, pois eu trabalhava sozinho. Eu ainda auxiliava os outros funcionários, que não possuiam grande conhecimento sobre informática mas queriam aprender.
E, vez ou outra, eu auxiliava outras Unidades a instalar os programas da Prodesp, que dava um trabalhão e, em algumas situações nem os funcionários da Prodesp conseguiam instalar e eu fazia.

Em 2000
Passei no concurso para ASP e fui para Campinas, onde acabei sendo chamado para trabalhar com informática no Presídio "Prof. Ataliba Nogueira" e em seguida na Coordenadoria Regional. Prestei serviços em 04 das 05 Unidades do complexo. E auxiliava o funcionário da Penitenciária de Riolândia a manter o sistema de lá funcionando.

Em 2002
Voltei para Riolândia onde agora éramos uma equipe de 03 funcionários administrando +-30 computadores. Desenvolvi parte de um programa, que foi interrompido por uma troca de diretoria no final de 2003.
Nesse período eu, paralelamente, dava aulas de informática, fazia manutenção e estudava o Sistema Operacional Linux.

Em 2005
Pedi transferência para Marabá Paulista, onde trabalhei até 12 /2006.
Lá não deu para fazer nada na área de informática. A cidade é muito pequena e não possuía sequer provedor de internet, então aproveitei para estudar um pouco sobre programação em clipper, delphi e algumas coisinha desse tipo, mas foi um ano bem parado.

Em 2006
Pedi transferência para Tupi Paulista.
Onde em Agosto desse mesmo ano comecei a trabalhar no Provedor de Internet "AbcRede Telecom" como operador de Sistema Linux, onde dava suporte a usuários e funcionários de campo. Lá aprendi bastante sobre sistemas de provedores Wireless e instalei o Sistema de Monitoramento de Equipamentos Nagios, o qual monitorava as bases de distribuição de sinal e, em caso de falhas, mandava e-mail's de alerta para os supervisores.
Em agosto de 2007 deixei a AbcRede para procurar trabalho em outras empresas que me permitiriam deixar a Penitenciária.

Em 2008
Depois de algumas propostas que não se enquadravam no que eu procurava, cheguei a um acordo com a Prefeitura Municipal de Dracena e fui contratado, desde o dia 11 de Abril trabalho lá nos dias de folga da penitenciária. Trabalho no CPD e sou o responsável pelas soluções de rede em Linux.
  • Instalação de firewall com iptables, onde tinhamos várias tentativas de invasão diárias e provavelmente o uso indevido de link.
  • Instalação e configuração do Squid cache com 03 níveis diferentes de usuários com acessos personalizados a internet.
  • Instalação de software de controle e monitoramento de messenger's.
  • Redimensionamento da estrutura de rede criando subredes com regras específicas para cada setor.
Curso no GUIA DO HARDWARE.
Depois de 02 anos tentando fazer um curso de especialização em Linux, consegui vaga no curso de "Redes e Servidores Linux" ministrado por Carlos E. Morimoto (Criador do linux Kurumin). Foram 20 horas de um ótimo curso. Aliando os conhecimentos adquiridos nesse curso com o conseguido com minha experiência, considero-me agora um verdadeiro administrador de redes linux, claro que tenho que aprender muito ainda e isso é imprecindível para meu crescimento profissional, mesmo sabendo que nunca saberei tudo mas tentarei conhecer sempre o máximo possível.

Em 2009
 Após a mudança de Administração Municipal foram feitas algumas mudanças e como não daria pra que eu pudesse trabalhar todos os dias acabei por deixar o trabalho na prefeitura.
Passei a me aplicar mais aos clientes freelancer e a dar maior suporte a eles.
 Refiz o servidor do Jornal Regional melhorando seu desempenho.

Em 2010
Continuo prestando serviços freelancer.
Iniciei o curso de Gestão em Tecnologia da Informação pela Unip.
Resolvi então mudar a minha distro de trabalho. Apesar de me dar muito bem com o Slackware, resolvi adotar o Debian já que as provas de LPI dão prioridade à ele e pretendo fazer a prova assim que possível.
Em outubro me inscrevi nos curso 465, 466 e 467 em uma das melhores escolas de treinamento Linux do Brasil.
No Escritório São Paulo de Tupi Paulista, fui contratado para reorganizar a infra-estrutura de rede e de arquivos. Fazendo manutenção nas máquinas, formatação e implantação de sistemas contábeis. Iniciei também as pesquisas para instalar o Linux em algumas máquinas, já que o proprietário tem a intenção de regularizar todos os softwares em uso no escritório, então estou avaliando os programas que permitem emulação em linux.

Apresentação do blog

Este é meu primeiro blog, ainda tem muito que melhorar mas estarei trabalhando nisso.

Primeiramente os agradecimentos:
A minha esposa, Taís, que eu amo muito. E ela tem que suportar minhas 12h por dia na frente do computador. "beijos pra ela!!".
A minha filha, Brenda, que eu amo mais do que tudo nessa vida, que, infellizmente, fico longe dela e isso é muito doído pra mim. "beijos filha!!"
A minha família, que apesar de eu ficar um pouco afastado, amo muito a todos.
E um agradecimento póstumo especial ao meu Pai, que me ensinou muito sobre ética, honra, dignidade e respeito as pessoas.
E a minha mãe que, apesar da distância, conseguiu me passar grandes ensinamentos.
Aos velhos amigos que muito me ajudaram a crescer profissionalmente.
Dentre esses saliento os amigos que fiz ao trabalhar na Escola de informática Microline em Rio Preto. Cito aqui os nomes de alguns que mais trabalhamos e estudamos: Luiz (que me ensinou muito sobre hard), Osvaldo (que me ensinou muito sobre programação), Adriano (que me ensinou muito sobre ministrar aulas), Leandro, Renato, André, Fernando, Robson, etc. [vou adicionar nomes conforme vou me lembrando, afinal fazem 10 anos..).

Finalidade do Blog.
Criei esse blog para expor minhas experiências profissionais desses meus 19 anos de estudo e trabalho em informática.
Darei ênfase aos assuntos relacionados a Linux, Software Livre e Programação.
A princípio, não estarei colocando aqui "receitas de bolo" pois isso já existe em ummonte de sites com esse objetivo, o intuito é colocar algo mais amplo e teórico sobre cada assunto.

Legendas:

[em edição] = Muitas vezes você verá essa indicação no final de um post, é que vou escrevendo e postando então enquanto durar esse trabalho mantenho essa indicação.
Windows = Sistema operacional da Microsoft, citado apenas para comparações.
Linux = GNU/Linux sem enfatizar qualquer distribuição.
Slackware = Distribuição Linux que tenho maior experiência.
[em breve] = Algumas postagens conterão apenas essa inscrição, significa que estou preparando material para iniciar a postagem, então volte em breve para ver a postagem.
kernel = Núcleo do sistema operacional linux, é ele que controla tudo no linux. É desenvolvido por milhares de pessoas.