quinta-feira, 27 de março de 2008

Trajetória Profissional em informática:

Em 1989
Iniciei meu primeiro curso de informática em uma escola chamada DMM-Informática em Votuporanga, lá tive os meus primeiros contatos com linguagens de programação, no caso, Basic. Foi paixão a primeira vista.

Em 1994
Me formei como Técnico em Processamento de dados em nível de 2º grau pelo Colégio comercial de Votuporanga.
Nesse curso conheci a linguagem Clipper, foi minha segunda paixão, então percebi que era apaixonado por programação.

Em 1995
Fui para São José do Rio Preto onde, depois de alguns tropeços, comecei a dar aula na Microline, foi a minha melhor experiência profissional, tanto na quantidade de coisas que aprendi como nas amizades que fiz.
Durante essa época também fazia programação, assistência em hardware e estudava muito com os amigos que trabalhavam nessa escola.
Ainda em São José do Rio Preto, trabalhei nas escolas ìcone Byte, World System e DataFox.
E paralelamente as aulas dava assistência em hardware e software para algumas empresas. E fui apresentado ao Sistema Operacional Linux.

Em 1998
Fui trabalhar na Penitenciária de Riolândia, onde administrava todo o sistema de informática, que iniciou com 01 único computador (486sx) que eu consegui emprestado da Prefeitura Municipal, trabalhamos por quase 06 meses com esse único computador na Penitenciária. Com o tempo foram chegando os computadores e eu montava, instalava e dava manutenção em todos, fazendo tudo que podia para mantê-los funcionando com o mínimo de gastos. Algumas vezes eu chegava a trabalhar até as 22h para garantir que tudo funcionasse corretamente, pois eu trabalhava sozinho. Eu ainda auxiliava os outros funcionários, que não possuiam grande conhecimento sobre informática mas queriam aprender.
E, vez ou outra, eu auxiliava outras Unidades a instalar os programas da Prodesp, que dava um trabalhão e, em algumas situações nem os funcionários da Prodesp conseguiam instalar e eu fazia.

Em 2000
Passei no concurso para ASP e fui para Campinas, onde acabei sendo chamado para trabalhar com informática no Presídio "Prof. Ataliba Nogueira" e em seguida na Coordenadoria Regional. Prestei serviços em 04 das 05 Unidades do complexo. E auxiliava o funcionário da Penitenciária de Riolândia a manter o sistema de lá funcionando.

Em 2002
Voltei para Riolândia onde agora éramos uma equipe de 03 funcionários administrando +-30 computadores. Desenvolvi parte de um programa, que foi interrompido por uma troca de diretoria no final de 2003.
Nesse período eu, paralelamente, dava aulas de informática, fazia manutenção e estudava o Sistema Operacional Linux.

Em 2005
Pedi transferência para Marabá Paulista, onde trabalhei até 12 /2006.
Lá não deu para fazer nada na área de informática. A cidade é muito pequena e não possuía sequer provedor de internet, então aproveitei para estudar um pouco sobre programação em clipper, delphi e algumas coisinha desse tipo, mas foi um ano bem parado.

Em 2006
Pedi transferência para Tupi Paulista.
Onde em Agosto desse mesmo ano comecei a trabalhar no Provedor de Internet "AbcRede Telecom" como operador de Sistema Linux, onde dava suporte a usuários e funcionários de campo. Lá aprendi bastante sobre sistemas de provedores Wireless e instalei o Sistema de Monitoramento de Equipamentos Nagios, o qual monitorava as bases de distribuição de sinal e, em caso de falhas, mandava e-mail's de alerta para os supervisores.
Em agosto de 2007 deixei a AbcRede para procurar trabalho em outras empresas que me permitiriam deixar a Penitenciária.

Em 2008
Depois de algumas propostas que não se enquadravam no que eu procurava, cheguei a um acordo com a Prefeitura Municipal de Dracena e fui contratado, desde o dia 11 de Abril trabalho lá nos dias de folga da penitenciária. Trabalho no CPD e sou o responsável pelas soluções de rede em Linux.
  • Instalação de firewall com iptables, onde tinhamos várias tentativas de invasão diárias e provavelmente o uso indevido de link.
  • Instalação e configuração do Squid cache com 03 níveis diferentes de usuários com acessos personalizados a internet.
  • Instalação de software de controle e monitoramento de messenger's.
  • Redimensionamento da estrutura de rede criando subredes com regras específicas para cada setor.
Curso no GUIA DO HARDWARE.
Depois de 02 anos tentando fazer um curso de especialização em Linux, consegui vaga no curso de "Redes e Servidores Linux" ministrado por Carlos E. Morimoto (Criador do linux Kurumin). Foram 20 horas de um ótimo curso. Aliando os conhecimentos adquiridos nesse curso com o conseguido com minha experiência, considero-me agora um verdadeiro administrador de redes linux, claro que tenho que aprender muito ainda e isso é imprecindível para meu crescimento profissional, mesmo sabendo que nunca saberei tudo mas tentarei conhecer sempre o máximo possível.

Em 2009
 Após a mudança de Administração Municipal foram feitas algumas mudanças e como não daria pra que eu pudesse trabalhar todos os dias acabei por deixar o trabalho na prefeitura.
Passei a me aplicar mais aos clientes freelancer e a dar maior suporte a eles.
 Refiz o servidor do Jornal Regional melhorando seu desempenho.

Em 2010
Continuo prestando serviços freelancer.
Iniciei o curso de Gestão em Tecnologia da Informação pela Unip.
Resolvi então mudar a minha distro de trabalho. Apesar de me dar muito bem com o Slackware, resolvi adotar o Debian já que as provas de LPI dão prioridade à ele e pretendo fazer a prova assim que possível.
Em outubro me inscrevi nos curso 465, 466 e 467 em uma das melhores escolas de treinamento Linux do Brasil.
No Escritório São Paulo de Tupi Paulista, fui contratado para reorganizar a infra-estrutura de rede e de arquivos. Fazendo manutenção nas máquinas, formatação e implantação de sistemas contábeis. Iniciei também as pesquisas para instalar o Linux em algumas máquinas, já que o proprietário tem a intenção de regularizar todos os softwares em uso no escritório, então estou avaliando os programas que permitem emulação em linux.

Nenhum comentário: