domingo, 8 de fevereiro de 2009

Erro ao instalar VirtualBox 2.1.2 no Mandriva 2009

Não vou me apegar nessa postagem em detalhes sobre o que é ou sobre instalação do VirtualBox, afinal tem vários tutoriais sobre isso na net, farei isso em outra oportunidade...
Nesse post vou falar de um problema que encontrei após instalar o VirtualBox 2.1.2.
Instalei o programa a partir de um arquivo .run que baixei no site www.virtualbox.org e pra minha surpresa, ao executá-lo aparecia a mensagem:Passei a pesquisar na net sobre esse erro, mas não achei nada que elucidasse esse mistério...
Ao tentar resolver eu mesmo o problema, me apeguei então ao arquivo citado na mensagem e na segunda linha da mensagem que citava uma incompatibilidade entre o conteúdo do arquivo e o VirtualBox instalado... depois de várias tentativas resolvi executar o programa com o usuário root, e...
O programa foi executado perfeitamente, mas não era isso que eu queria, pois quero utilizar de forma simples e direta por qualquer usuário do sistema, então vamos a "complicadíssima" solução:

Quando foi executado pelo usuário root, o arquivo VirtualBox.xml foi criado na pasta /root, então:
1- Abra o terminal;
2- Executa o comando VirtualBox (assim mesmo, com o V e o B maiúsculos);
3- Feche o VirtualBox;
4- Copie o arquivo para a pasta .VirtualBox na home do seu usuários "cp /root/.VirtualBox/VirtualBox.xml /home/seuusuario/.VirtualBox".

Pronto, agora é só executar o programa com seu usuário e ... Boa Sorte.


* Na verdade acho que esse problema pode ter sido gerado por tentativas frustradas de instalar o VirtualBox anteriormente, pois emalgumas tentativas tive problemas em relação a compilação, faltavam headers e sources, como achei uma compilação que não gerou esses problemas, fiquei com esse que era menor e foi mais fácil de resolver. Não tenho certeza ainda, mas testarei futuramente...

Nenhum comentário: