sábado, 7 de maio de 2011

Debian 64 - A nova aventura...

"Comprei mais 2 Giga de Ram para "tunnar" meu Desktop, que felicidade, agora já posso abrir minhas máquinas virtuais com mais tranquilidade sem ter que fechar o montão de janela que costumo manter abertas ao mesmo tempo pois os 2 GB que já existiam estavam se esgotando rapidinho!!!!"

Ehhhhhh, eu queria realmente que as coisas fossem fáceis assim na vida de um técnico em informática. kkkk

     A única verdade no texto acima é o fato de eu ter comprado mais 2 Gigabyte de memória ram, pois do restante... claro que algo daria errado.
     Tive o trabalho de procurar com meu fornecedor de importados a memória exatamente do mesmo modelo da que já estava instalada anteriormente, as vezes memórias de modelos e fabricantes diferentes acabam por não "conversar" bem entre si e não conseguem o melhor desempenho esperado.
     Então a instalei em meu desk, e veio a surpresa... O Debian Lenny 32bits só reconheceu automaticamente 3.2 GB, uma diferença bem grande, 40% de perda do novo módulo, iniciei então minhas pesquisas a respeito do assunto e descobri que isso é um limite do linux 32bits e me parece que de outros sistemas operacionais também, mas como no linux tudo se resolve eu descobri que existe um módulo chamado PAE que pode ser adicionado ao kernel e que resolve esse problemas fazendo com que o linux possa reconhecer até de 64 GB no total, mas cada processo só pode usar até 04GB, o que faz com que ele leia então os 04 GB de forma completa e outra alternativa seria mudar minha plataforma para 64bits.
     Claro que a segunda opção seria, de longe, a mais complicada e então... adivinha qual foi a escolhida!!!!!
      A segunda, claro! rsrsrsrs
     Primeiramente baixei uma imagem de cd-rom mínima, o que no meu caso não é a melhor idéia já que meu link é de 400kbps e instalar os pacotes pela internet é bem demorado, mas por segurança sempre faço isso pois assim vou controlando mais de perto tudo que é instalado. Deixei a imagem baixando durante a noite.
      Peguei um hd novo que eu usava como backup de dados de clientes para não ficar sem poder usar o computador em caso de algo dar errado.
     No momento da instalação resolvi testar o sistema de LVM e permiti uma das opções padrões com LVM e com particionamento pré-definido onde a partição raiz ( / ) tinha apenas 100MB, esse foi meu primeiro arrependimento, não entendo muito sobre esse tal de LVM mas havia entendido que eu poderia mudar o tamanho das partições posteriormente, mas isso não deu muito certo. Logo ao instalar o google-chrome eu precisava de espaço no /opt e não tinha, tentei mudar o tamanho da raíz e foi só dor de cabeça, perdi dados, tive que bootar com live-cd que não possuía suporte a LVM e, por fim, resolvi recomeçar e reinstalei tudo mas agora sem o LVM e com meu particionamento pessoal onde deixo 50GB para a raiz, já que instalo e desinstalo um monte de coisas. Só por curiosidade, vou deixar meu particionamento nesse caso aqui:   swap=4GB, raiz=50GB, boot=4GB, home=50GB, tmp=10GB e /dados="restante do disco", não vou entrar em detalhes sobre os sistemas de arquivos agora, isso é para outra oportunidade.
     No momento da instalação escolhi os perfis "básico" e "Desktop" assim foi instalado o gnome.
   Comecei então copiando Todo o conteúdo de minha pasta home antiga para a nova, inclusive os arquivos ocultos o que trouxe também as configurações de vários aplicativos e até os dados sobre as últimas páginas abertas e históricos dos navegadores, o que no meu caso é muito importante já que mantenho um média de 15 a 20 guias abertas em meus navegadores e utilizo pelo menos 2 navegadores ao mesmo tempo. Claro que tive que fazer essa alteração como usuário root, já que eu uso o mesmo nome de usuário que usava na outra versão do Debian , e tive que mudar o dono para meu usuário, cuidado que se esquecido dá um trabalhão depois.
     A primeira coisa que fiz foi verificar a quantidade de memória reconhecida pelo sistema e .... lá estavam meus R$ 100,00, digo, meus 02 GB a mais de memória recém adquiridos. Até me senti feliz!!! E de quebra, minha placa de rede onboard (nVidia Corporation MCP77) que não funcionava antes, agora já respondia, mesmo que eu não consiga respostas corretas referente ao comando mii-tool sobre ela, mas está funcionando perfeitamente.
     Então comecei a instalação dos programas que uso no dia-a-dia:
        Navegador google-chrome, tudo funcionou direitinho;
        Office, resolvi instalar o LibreOffice, e tudo correu direitinho;
        Thunderbird, descobri que não havia uma versão do thunderbird para 64 bits, ou pelo menos que não era tão comentada, mas tudo bem eu poderia usar o icedove do próprio Debian, então deixei isso de lado e continuei a aventura.
        Mplayer, tive um pouquinho de trabalho para descobrir que no codec w32codecs o número 32 se refere a plataforma 32bits e então descobri que deveria instalar o w64codecs. E depois disso fui rodar um vídeo para testar e...  começaram os problemas, o som não funcionava de jeito algum, nem no navegador, em nada, comecei a pesquisar a respeito, reinstalei o alsa e descobri que ele não tem mais o alsaconf que é uma "mão na roda" na hora de instalar a placa de som, troquei pelo pulseaudio e nada, continuava sem som, disparei e-mail para a lista de usuários Debian e um colega (Eden) respondeu pra eu tentar instalar o pacote firmware-linux-nonfree, e assim o fiz e o som passou a funcionar instantaneamente. Então não se esqueçam de instalar esse pacote para ter seu som funcionando no Debian64.
          Thunderbird, voltei a ele, não estava muito conformado em não ter uma versão 64bits de um software tão popular e passei a pesquisar em todas as linhas possíveis e que eu conseguisse pelo menos pescar uma palavrinha que pudesse ser uma pista. E em algum lugar (não me lembro mais onde) "pesquei" uma palavra: "miramar" e o link http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/3.3a3/linux-x86_64/en-US/ então acessei o link, observando que era um link dentro do domínio mozilla.org e que assim,  teoricamente, seria seguro baisei o programa e era o próprio thunderbird 64bits e, como eu já havia copiado minhas pastas de configuração da pasta home antiga para a atual foi só abrir ele e todas minhas contas e msgs antigas já estavam disponívies. Ainda está em inglês, mas me parece que tem pacotes para passar para português, então ainda tenho que ver isso.
     Até o momento já tenho os programas básicos funcionando, como tenho que assistir aulas do curso que estou fazendo como preparação para a prova LPI e ainda tenho que colocar em dias as aulas da faculdade online, vou deixar assim por enquanto.


Nenhum comentário: