Tenho 02 Hd's e só uma case, até aí tudo bem porque pretendo utilizar só um deles por vez mesmo.
Mas o problema é que uso esses hds no servidor que tenho em minha casa e compartilho o conteúdo dos hd's na rede interna pelo samba e queria que o próprio sistema reconhecesse o hd que está conectado em determinado momento, já que não seria muito prático eu criar uma pasta, "hdexterno" por exemplo, e montar ele manualmente cada vez que eu ligasse a case e, pior, se eu conectasse um pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento usb ele irá reconhecê-lo como /dev/sdbx e isso iria para meu ponto de montagem ligado a /dev/sdb. Então resolvi fazer o seguinte:
Criei em /mnt os diretórios ("pontos de montagem") filmes e backup e os compartilhei pelo samba:
COMO FAZER:
Primeiramente entenda que cada partição possui um número único chamado UUID, para ver esse número use o comando blkid como root. Você verá os UUID de cada partição.
1: Use o comando blkid;
2: edite o arquivo /etc/fstab e inclua as linhas:
UUID=1234-5FD6 /mnt/filmes vfat auto,users,suid,exec,umask=0000,iocharset=utf8 0 0
UUID=7891-0FD1 /mnt/backup ntfs-3g auto,users,suid,exec,umask=0000,iocharset=utf8 0 0
Onde 1234-5FD6 e 7891-0FD1 são os UUID's dos dispositivos que vc quer montar. Não vou entrar em detalhes sobre os parâmetros do fstab, pq isso é para outro post, então pesquise um pouco sobre isso.
3: Crie o arquivo /etc/udev/rules.d/01-montameuhd.rules
vim /etc/udev/rules.d/01-montameuhd.rules
Com esse conteúdo:
ACTION=="add", SUBSYSTEMS=="usb", KERNEL=="[sh]d[a-z]", RUN+="/bin/mount -a"
Pronto, sempre que você plugar o dispositivo 1234-5FD6 ele será montado em /mnt/filmes e quando você plugar o dispositivo 7891-0Fd1 ele será montado em /mnt/backup
Para outros dispositivos e pontos de montagem basta fazer as alterações no /etc/fstab, você pode adicionar várias linhas nesse arquivo e o sistema só montará quando o dispositivo quando o mesmo estiver plugado
Observação: Essa linha do udev funciona muito bem quando se usa um só comando, mas se quiser usar mais de um ou um comando que tenha execução demorada, crie um script e coloque o caminho dele na diretiva RUN.
Dica: Isso pode ser usando em scripts de backup, onde ele será executado quando você plugar o hd de backup, montando o dispositivo, executando o backup e desmontando o dispositivo.
Dica: Isso pode ser usando em scripts de backup, onde ele será executado quando você plugar o hd de backup, montando o dispositivo, executando o backup e desmontando o dispositivo.
Para mais detalhes e entender melhor o que eu fiz, veja: http://www.hardware.com.br/tutoriais/acessando-dispositivos-usb-escrevendo-regras/criando-regras-udev.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário