sexta-feira, 15 de abril de 2011

Invasão de privacidade em empresas.

     Saudações.
    Como Administrador de Redes Freelancer, todos os dias aparecem clientes corporativos que querem monitorar o que seus funcionários falam no msn e eu faço a instalação dos programas que permitem isso.

     Não vou me apegar a legislação agora, mas sim à lógica e ética.
     Numa empresa existem vários equipamentos que são de propriedade da empresa e são disponibilizados aos funcionários ou colaboradores e a empresa fiscaliza totalmente o seu uso, por exemplo:
     Uma transportadora possui um caminhão de 1 milhão de reais e instala nesse caminhão um GPS e uma câmera que filma a cabine o tempo todo e envia as imagens em tempo real diretamente para uma central na empresa. Isso é invasão de privacidade????
     Não, claro que não é, pois o motorista está ciente de que ele está sendo filmado o tempo todo e o direito à privacidade dele acaba quando começa o direito da empresa em administrar seus próprios bens e o caminhão é uma "extensão" das dependências da empresa. 
     Dessa forma, porquê o uso dos computadores da empresa não seguiria as mesmas regras?
     Algumas pessoas dizem: "Ahh, mas eu tenho meus amigos em meu msn e não quero que meu chefe saiba o que eu converso com ele!!!!"  e eu repondo "Ahhhh, então use seu msn particular em casa, pq na empresa é lugar de trabalho e não de bater papo com os amigos!!!"
     Muitas empresas até permitem que o funcionário crie logins de msn com o e-mail da própria empresa para que usem profissionalmente e nos computadores da empresa.
     Imagine, por exemplo, uma empresa jornalística que acaba de receber um furo de reportagem, daqueles que abalam a opinião pública e um dos funcionários passe essa informação para um amigo que trabalha no concorrente ou para qualquer outro interessado!!!
      O princípio básico nesse assunto segue a seguinte ética: 
     "Os funcionários devem SEMPRE, ser comunicados por escrito e assinarem um termo, que pode ser coletivo, de que estão cientes do fato de estarem sendo monitorados o tempo todo, para que futuramente não venham processar a empresa alegando "invasão de privacidade". Eu  costumo recomendar aos empresários que fixem em locais visíveis avisos sobre o monitoramento. No começo isso gera um pouco de desconforto, mas logo os funcionários se acostumam e passam a achar isso normal.
     Eu exijo que os funcionários sejam cientificados do monitoramento antes de iniciar o serviço. Chamo isso de ética e já perdi serviços por isso, mas prefiro perder uns trocados a ser desonesto.

     Premissa: Cada um tem direito a privacidade em seu ambiente privado.

     Então, colegas administradores de rede ou empresas, respeitem a privacidade de seus funcionários mas exijam que eles respeitem os bens da emprea!!!!

Ps. Peço desculpas pela forma como esse texto está elaborado, não está muito didático, mas é que o assunto é muuuito extenso e não dá pra abordar tudo aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

saber que uma coisa está acontecendo não quer dizer que você concorda com ela

se fosse assim se eu falasse para você que eu tenho uma tia doente e você não fizesse nada para ajudar,você estaria concordando com esse fato

isso seria uma falta de ética profissional

não é porque uma pessoa usa um direito para o mal,é que devemos tirar o direitos das outras pessoas que nada fizeram

o problema é que atualmente não existem empresas que não usam câmeras de vigilância,então a pessoa é obrigada a trabalhar nesses locais onde tem essas câmeras e outra coisa na maioria das vezes,o tal aviso fica já na área de cobertura das câmeras,a pessoa não tem como decidir se quer ou não ser filmado pelas câmeras

privacidade é em qualquer lugar,a sua imagem não para de ser sua,por que você está num ambiente público

as câmeras não inibem as pessoas,para que elas inibissem todo crime ou quase todo crime que fosse praticado na frente delas,as pessoas seriam presas,coisa que não acontece,ainda corre o risco das imagem serem roubadas,lembre-se que não existe sistema a prova de falhas

Cleber Ianes disse...

Você leu mas não compreendeu.
Você leu a premissa???
Leu sobre o aviso prévio aos funcionários??
Você faz o que quer dentro da empresa que trabalha ou segue as regras dela??
Se a empresa disponibiliza um veículo com GPS pra você trabalhar e você o utiliza pra ir passear... Se não se pode utilizar o carro, porquê poderia utilizar os computadores???